(Foto: Grussai Fm)
A secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Lúcia Siqueira, se reuniu na última quarta-feira, 5, com representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), para receber reivindicações e sugestões pertinentes à categoria. Representantes de outros setores da administração municipal também participaram do encontro.
Na oportunidade, assuntos referentes ao Regime de Previdência Própria, empréstimo consignado e salário dos funcionários foram discutidos. A coordenadora geral do SEPE, Graciete Nunes, ressaltou e agradeceu a parceria com a reabertura do diálogo entre Sindicato e Prefeitura.
O diretor executivo da SJBPREV, Luiz Paulo Madureira, destacou a transparência do Fundo de Previdência a partir da nova gestão municipal. Em relação ao pagamento dos servidores, ficou esclarecido pelo secretário de Administração, José Antônio Fonseca, que desde o início do governo a prioridade da prefeita Carla Machado é o cumprimento do pagamento em dia.
"Encontramos os funcionários sem receber o salário de dezembro e a segunda parcela do décimo terceiro, e a prefeita fez questão de honrar o compromisso, como também de manter os salários referentes ao seu governo pagos em dia", acrescentou o Fonseca.
Sobre a questão da periculosidade ser estendida a alguns profissionais da Educação, o procurador geral, Filipe Estefan, fez alguns esclarecimentos quanto ao assunto. Outros temas foram abordados e a equipe técnica que integrou a reunião fará uma análise mais detalhada para esclarecimentos posteriores. O controlador Marcos Brito informou que está em fase de conclusão um relatório detalhado a ser entregue à prefeita Carla Machado pelo Gabinete de Gestão da Crise.
Também participaram da reunião, a coordenadora da Supervisão de Ensino, Luciane Pavoni e o coordenador de Gestão Escolar, Daniel Damasceno. eles esclareceram que, em relação ao fim da obrigatoriedade do cumprimento do cumprimento de 1/3 de planejamento dentro da unidade escolar, está sendo analisada a possibilidade de uma flexibilização, que será informada por meio de instrução normativa.
Na ocasião, a secretária de Educação, Lúcia Siqueira ressaltou o trabalho realizado pelos integrantes de sua pasta a fim de restabelecer o atendimento adequado nas unidades escolares. E pontuou o incentivo às instituições escolares para o resgate do público de jovens e adultos.
"Estamos determinados a fazer a diferença, e nosso foco é uma educação de qualidade, voltada para o cidadão sanjoanense que tanto prezamos, e consequentemente para os profissionais da Educação. Estão sendo tempos difíceis, mas com trabalho vamos resolver os impasses que surgem no caminho. Agradeço o diálogo com o SEPE", afirmou a secretária.