(Foto: Grussai Fm)
O estabelecimento de metas e estratégias para a redução do consumo e planejamento do uso eficiente de energia elétrica na administração municipal foi tema de debate na última quinta-feira, 06, na sede da Prefeitura de São João da Barra. Orientações sobre implantação de políticas públicas que visam a eficiência energética e utilização de formas alternativas de geração de energia também foram discutidas.
O engenheiro elétrico Márcio Azevedo de Araújo, que participou da reunião, ressaltou que a modernização do sistema de iluminação dos prédios públicos, a mudança da cultura criando consciência para economia de energia e renegociação de contratos podem representar uma economia que varia de 20% a 50%.
"A economia pode ser obtida, por exemplo, com a realização de licitação para compra de lâmpadas que possuam o Selo PROCEL, substituição por lâmpadas eficientes nos prédios públicos, substituição nos semáforos com lâmpadas Led, capacitação e conscientização dos funcionários públicos para garantir melhor eficiência energética na administração, entre outras ações", explicou Márcio.
O secretário de Planejamento, Sávio Sabóia, ressaltou que será elaborado um estudo técnico de viabilidade para implantação de políticas públicas de eficiência energética nos prédios públicos e na iluminação pública. "A meta é buscar soluções de economia de energia e, em consequência, financeira, além de obter maior eficiência na gestão e promover o avanço tecnológico em consonância com a preservação ambiental", declarou o secretário.
No encontro foram abordadas diversas formas de economia como: utilização de lâmpada de led, ar condicionado com tecnologia inverter, reaproveitamento da água da chuva, utilização de energia solar (sistema fotovoltaico), separação do lixo e compra de eletrodomésticos com o Selo A do Procel.
Participaram da reunião o vice-prefeito, Alexandre Rosa, o chefe de gabinete, Edvaldo Machado, o procurador, Felipe Estefan, e o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme. Estiveram presentes, também, o coordenador de Obras e Serviços, Marcos Sá, o gerente administrativo de Planejamento, Luciano Barreto e a subsecretária de Fazenda, Marília Ceufiteli.