(Foto: Grussai Fm)
O Conselho Comunitário de Segurança de São João da Barra vem proporcionando mensalmente à população um fórum de debate sobre políticas públicas de prevenção à violência e ações de combate à desordem e à criminalidade. No último encontro, na terça-feira, 30, no Sindicato dos Servidores Públicos de São João da Barra, houve troca de ideias, experiências, sugestões e denúncias.
Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Luiz Rocha, a participação do delegado da 145ª DP, Carlos Augusto Guimarães, do comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Fabiano Santos e de representantes da Secretaria Municipal de Ordem Pública tem sido fundamental para dar uma resposta imediata à população.
"Diversas demandas surgiram, porém devido à incidência de relatos de delitos criminais em Grussaí realizaremos a nossa próxima reunião, que acontece sempre no final de cada mês, naquele distrito", informou o presidente, convidando representantes de todos os distritos do município, comerciantes, empresários, representantes de ONGs, vereadores, secretários municipais e pessoas da comunidade para estarem dialogando sobre possíveis alternativas de segurança.
No encontro, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Fabiano Santos, atendendo solicitação de comerciantes, intensificará o policiamento ostensivo, com blitz em diversos pontos do município e principalmente na praia de Grussaí, além da disponibilização do número telefônico (22) 27412183, da 5ª Companhia de Polícia Militar, para facilitar o contato da população.
O inspetor responsável pela Guarda Civil Municipal, Marcelo Reis, em resposta à solicitação de demandas, disse que a Secretaria de Ordem Pública está articulando junto a Polícia Rodoviária Federal, um convênio de atuação da Guarda Civil na BR-356, em Barcelos, Cajueiro e no Centro, visando proporcionar maior segurança na travessia de pessoas em área de maior aglomeração. "Vamos intensificar também a ronda nas ruas de Grussaí", acrescentou.
O procurador geral do município, Felipe Stefan, o subsecretário de Transportes e Trânsito, Leandro Ferreira, a conselheira do Conselho Tutelar, Verônica Pacheco de Vasconcelos, e o comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar, Israel Carmo, participaram da reunião. Comerciantes de Grussaí, os representantes da Loja Maçônica Fidelidade e Virtude, Getúlio Almeida e Jorge Coutinho, além de pessoas da comunidade e diretores do CCS, estiveram presentes.