O curso de Confeitaria Fina, realizado no Açu, foi mais uma capacitação concluída em São João da Barra, na quarta-feira, 13. A iniciativa foi uma parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Coordenadoria de Trabalho e Renda, e Ferroport (parceria entre a Anglo American e a Prumo Logística).
As aulas foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RJ) para 20 inscritos e contou com 32 horas de carga horária. Os alunos aprenderam receitas de diferentes tipos de tortas, técnicas de bico e de congelamento, armazenamento e princípios básicos de higiene e conservação de alimentos. Foram apresentados os pratos no final do curso.
O Município contabilizou mais de 1.000 capacitações ao longo deste ano por meio de parcerias. Muitas elas na área alimentícia, como os cursos de fabricação de salgados, biscoitos e o de confeitaria fina. O maior objetivo dessas ações foi capacitar a população visando a geração de trabalho e renda.
Para o superintendente de Trabalho e Renda, Marcelino Souza, foi um ano muito produtivo graças às parcerias, que possibilitaram inúmeras capacitações. "Venho destacado, ao longo deste ano, a importância de parceiros como a Ferroport para qualificar nossa população, estimulando o empreendedorismo por meio dos cursos que visam a geração de renda para as famílias envolvidas", salientou.
Ele informou ainda que alguns alunos já estão comercializando seus produtos e criando páginas nas redes sociais para divulgar sua produção. Participaram do encerramento do curso a assessora chefe da Superintendência de Trabalho e Renda, Florita Moço; a assistente social Elisabeth Sãns; o técnico de Educação do Senai, Joel Marcelino; a analista de relacionamento com a comunidade da Ferroport, Nívia Carvalho; a professora de qualificação em confeitaria do Senai/RJ, a gastrônoma Flávia Souza.