(Foto: Grussai Fm)
O Conselho Comunitário de Segurança de São João da Barra (CCS/SJB) promoveu na última quinta-feira, 31, na Câmara de Vereadores, a última reunião sob o comando da atual diretoria, ficando definido para 8 de fevereiro o prazo para inscrição de chapas interessadas em concorrer a eleição para o próximo biênio.
"Com a participação de mais de uma chapa, haverá eleição na próxima reunião, provavelmente 28 de fevereiro, em local e hora ainda a ser definido", explicou Luiz o presidente Luiz Rocha, informando que no site do Instituto de Segurança Pública (ISP - RJ) os interessados podem acessar o regulamento da eleição.
Devido à conclusão do biênio da primeira gestão do CCS, os membros natos - o delegado da 145ª Delegacia de Polícia, Carlos Augusto Guimarães, e o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), tenente-coronel Fabiano Santos - irão presidir a próxima reunião para eleição da nova diretoria, que deverá ser composta por seis pessoas: presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, diretor de ações comunitárias e diretor social.
- Qualquer cidadão sanjoanense poderá integrar as chapas, porém deverá ser ficha limpa, ter bons antecedentes, ser maior de idade e capaz - disse o delegado Carlos Augusto, informando que a relação dos componentes deverá conter: identidade, CPF, e comprovante de residência, e ser entregue na 145ª Delegacia até dia 8 de fevereiro.
"Essa documentação será avaliada tanto pelo delegado titular como pelo comandante do 8º BPM e assim que os pareceres forem positivos as chapas estarão aptas a concorrer à eleição", completou o delegado, alertando que no momento da votação participará somente o cidadão sanjoanense maior de idade que estiver portando identidade e comprovante de residência.
"Ao implantarmos o Conselho Comunitário de Segurança nos deparamos com algumas dificuldades. Porém a partir, de 2017, obtivemos o apoio tanto da população como dos poderes municipais, e hoje contabilizamos um balanço positivo do trabalho desenvolvido ao longo desses dois anos", avaliou Luiz.
O subcomandante da 5ª Companhia de Polícia Militar, tenente Correia, representou o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Fabiano Santos, na reunião. Membros da diretoria do CCS, representantes da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Civil Municipal e pessoas da comunidade marcaram presença.