(Foto: Grussai Fm)
Acontece nesta quarta-feira, 21, na Unidade Mista de Saúde (UMS) do Açu, uma caminhada alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose - celebrado em 24 de março. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Ferroport, e terá início às 8h30, com concentração na UMS.
Os participantes farão uma caminhada até a praia, onde serão realizadas atividades com o educador físico Régis Silva. Também haverá palestras, verificação de glicemia e pressão arterial e distribuição de material informativo.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Bianca Ernesto, o objetivo é envolver a sociedade na luta conta a enfermidade.
"Embora antiga, a tuberculose ainda é uma enfermidade ativa e que merece atenção na saúde pública. Quando a população tem informações sobre a doença, fica mais fácil identificar os casos e iniciar o tratamento", salientou.
Ela informou, ainda, que a doença é curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que sejam seguidos os princípios básicos da terapia medicamentosa. "O tratamento é feito à base de antibióticos, dura no mínimo seis meses, é ambulatorial e os medicamentos são disponibilizados pela rede pública de saúde", pontuou.
Tuberculose - É uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. O principal sintoma é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório - pessoa com tosse por três semanas ou mais - seja investigado.
Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde - SUS.