A Câmara de São João da Barra aprovou na sessão desta quarta-feira (19), o projeto de resolução nº 034/2019, que cria a Medalha João Oscar do Amaral Pinto, que será concedida a um munícipe que vem se destacando no município. A entrega da comenda será no mês de agosto, na solenidade já realizada pelo Legislativo: Prêmio Pai Talento. O projeto é de autoria dos vereadores, Alex Firme e Aluizio Siqueira.
Segundo Alex, a outorga da medalha seguirá os moldes da Medalha Narcisa Amália, que a Casa confere em março, pelo Dia da Mulher. O escritor, historiador, poeta, romancista, professor universitário, advogado e tabelião, João Oscar nasceu no dia 06 de abril de 1939. Foi membro de várias academias de letras e institutos culturais, secretário Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra e tem 14 livros publicados.
Seu filho caçula, André Pinto, contou que ele, o irmão Luiz Alberto e a mãe Cecília Pinto ficaram muito felizes com o projeto de resolução. “A gente frisa a importância da Câmara Municipal de SJB de reavivar sempre a memória daqueles que foram importantes para o seu seio natal, e não podia ser diferente com o resgate da memória desse grande escritor, poeta e romancista que foi o João Oscar do Amaral Pinto”, disse André.
Demais matérias - Gerson Crispim (Gersinho) requereu serviços de revisão na iluminação da quadra esportiva na Praça do Repolhinho (Atafona). Ronaldo Gomes propôs à Secretaria de Educação, a colocação de um ônibus novo para transporte de alunos de Barcelos até a creche de Roças Velha. Em conjunto, os vereadores requereram à Prumo Logística e à Secretaria de Agricultura, informações a respeito da vacinação de animais que estão na área do Porto do Açu.
À Secretaria de Obras, Aluizio solicitou o calçamento das ruas próximas à Creche Evanir Gaia (Grussaí), com a colocação de braços de iluminação pública. E também requereu à Secretaria de Saúde, a implantação de um mutirão para realização de cirurgia de cataratas. Franquis Arêas fez duas indicações: iluminação pública da BR-356 até Vila Abreu e seguindo até Rua Nova e a aquisição de um ônibus para atender aos alunos da Apae. Elísio Rodrigues pediu o calçamento da Rua Nossa Senhora das Graças (Caetá) e Ronaldo, a dragagem do Rio Paraíba, iniciando no Canal da Cehab.