(Foto: Grussai Fm)
O projeto Caminhando com Saúde passou a ser desenvolvido, a partir desta terça-feira, 20, na localidade de Mato Escuro, 5° Distrito de São João da Barra. As atividades, reunindo inicialmente 25 idosos na Estratégia Saúde da Família (ESF), acontecerão semanalmente, sempre às terças, pela manhã.
O projeto já acontece em Atafona, sede do município e Grussaí. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Geral da Atenção Básica e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos idosos, prevenindo e controlando doenças como depressão, hipertensão e diabetes, entre outras.
"A intenção é expandir o atendimento desse projeto para que outros moradores do 5° Distrito tenham acesso”, disse a secretária de Saúde de São João da Barra, Arleny Váldéz, acrescentando que, com a descentralização, os moradores das localidades de Água Preta, Azeitona e Bajuru serão beneficiados.
O coordenador do Nasf, Diogo de Barros Pessanha, informou que o projeto funciona através do acompanhamento com enfermeiro, para aferição de pressão arterial, teste de glicemia, e avaliação de peso e altura; e com profissional de Educação Física, incentivando a prática de atividades físicas e diminuindo o sedentarismo.
São feitos, ainda, rodas de conversas de conscientização sobre os cuidados com a saúde e atendimento com nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que compõem a equipe multidisciplinar da ESF.
Elisangela Ribeiro Barreto, moradora de Mato Escuro, acompanhou a sua mãe, de 80 anos, nas atividades. “O projeto veio em boa hora. Minha mãe não fazia nenhuma atividade física e está otimista em continuar. Acredito que esse encontro semanal fará bem para a saúde; o contato com outras pessoas será divertido e servirá de estimulo para prosseguir com os cuidados com a saúde”, comentou Elisangela.
A enfermeira da ESF de Mato Escuro, Erimar dos Santos Guedes, fez uma avaliação do primeiro atendimento do Caminhando com a Saúde em Mato Escuro. “Esse primeiro encontro foi muito proveitoso. Os participantes gostaram bastante e firmaram compromisso em dar prosseguimento”, disse Erimar, relatando que a maioria dos participantes são hipertensos e existem, também, alguns casos de diabetes.
O gerente de Urgência e Emergência, Maikel Navarrete Ramirez, e o enfermeiro da ESF, Paulo Roberto de Souza Santos, participaram do lançamento do projeto.