O Porto do Açu, através do Conselho de Desenvolvimento Local, está promovendo a capacitação de educadores da rede municipal de São João da Barra, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e CIEDS. Adaptado ao período de pandemia, o curso envolve toda a comunidade escolar, incluindo professores e equipe pedagógica, em uma jornada virtual de conhecimento.
O novo formato, ajustado ao distanciamento social, permitiu que a capacitação fosse oferecida a todas as 39 escolas municipais da cidade, com 120 vagas. Com o propósito de fortalecer a educação, a ideia é contribuir com ferramentas e experiências positivas para o processo educacional.
“Como parte de nossas ações de responsabilidade social, temos o compromisso de contribuir com a formação da comunidade. Capacitar o corpo docente das escolas é um excelente legado, principalmente neste ano atípico, onde as aulas presenciais permanecem suspensas”, explica Vinícius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açu.
Ao longo de seis semanas, os conteúdos ministrados pelo Cieds são apresentados por meio de plataforma virtual. Entre os temas abordados estão aqueles que abrangem educação à distância e aprendizagem remota, além da desmistificação do uso de tecnologia no processo de ensino.
Um dos objetivos do projeto é colocar os professores em uma experiência parecida com a dos estudantes, neste novo cenário de aprendizagem virtual. A ideia é que o professor aprenda por meio de um processo homólogo, entendendo as dificuldades e possibilidades deste novo modelo de educação. Todas as ferramentas metodológicas e tecnológicas usadas na jornada de conhecimento são replicáveis aos alunos.
O curso prevê também a realização de lives, que foram pensadas para aumentar o engajamento e tornar o processo rico em estímulos. Após a conclusão do curso, os inscritos receberão a emissão de certificados atestando participação.