(Foto: Grussai Fm)
Mantendo a tradição, a Câmara Municipal de São João da Barra vai homenagear com a Medalha Barão de Barcelos, o sanjoanense Agenor Andrade Pinto. A cerimônia de entrega será nesta quinta-feira (3), às 10h, no plenário da Câmara. Desta vez, em razão da pandemia, o evento não será aberto ao público. Apenas a família do homenageado vai participar. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara.
Agenor, carinhosamente conhecido como Nonozinho, tem 73 anos e é filho de Agenor de Souza Pinto e Rita Andrade Pinto. Talento nato para a música, fez parte de vários conjuntos musicais e, aos 17 anos, já tocava na Banda União dos Operários. Aos 19 anos, serviu no Exército fazendo parte da banda “Dragões da Independência”.
Ele é também apaixonado pelo carnaval, paixão herdada do pai, que brincava o carnaval uma semana antes da festa. Nonozinho também gosta de fazer mágicas e rouba a cena na festa de Rei Momo. Entre os seus truques, criou um carro que o seguia para todos os lados. Certa vez, fez uma mágica que chamou a atenção de todos: segurava a toalha e a mesa se levantava.
- Estou muito feliz e honrado em ter sido escolhido para receber essa homenagem. Não é todo dia que a gente tem essa oportunidade – ressalta Nonozinho, que também tem habilidade para o artesanato. Em sua oficina, confecciona automóveis de verdade. “Inclusive vendi seis carros para um empresário do Rio Grande do Sul”, conta orgulhoso o autodidata no assunto.
Nonozinho trabalha há 48 anos na Indústria de Bebidas Joaquim Thomás de Aquino Filho (que os sanjoanenses chamam de “fábrica de conhaque”). Começou como auxiliar de mecânico e atualmente exerce a função de gerente de manutenção. Ele é casado com Maria Helena, com quem tem três filhos: Carlos Lopes Pinto, Agenor Andrade Pinto Junior e Glauber Lopes Pinto. O casal tem quatro netos.
- A Medalha Barão de Barcelos tem o objetivo de reconhecer e valorizar os sanjoanenses que se destacam de alguma forma. Já homenageamos vários nomes ao longo desses anos, e agora chegou a vez de agraciar o nosso amigo Nonozinho, homem íntegro, trabalhador, músico, artista e que tem uma história de vida muito importante para o nosso município - ressalta o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira.