(Foto: Grussai Fm)
Após participarem de um Café da Manhã no Espaço do Produtor de São Francisco de Itabapoana (SFI), na quarta-feira (2), produtores rurais do município receberam orientações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O agrônomo Deivison Barbosa, diretor do Serviço de Agricultura Familiar da Superintendência Federal de Agricultura, explicou os procedimentos necessários para se habilitar a ser fornecedor de merenda escolar à rede pública de ensino.
“O Deivison Barbosa fez uma explanação para os pequenos produtores sobre o PNAE e as mudanças que vão surgir para o fornecimento da merenda escolar. Tivemos ainda a participação de representantes da Copafi (Cooperativa da Agricultura Familiar de Italva), que é um modelo em cooperativa devido à experiência em fornecer produtos para a merenda às redes municipal, estadual e federal”, revelou o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto.
Durante a capacitação, houve a apresentação de um projeto que ganhou um recurso de R$ 700 mil para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), que é formado por 16 municípios do Leste Fluminense.
“A gerente de Convênios e Captação de Recursos do Conleste, a vereadora Luciara Amil, que também é presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, apresentou um projeto da laranja, no município de Itaboraí, concorrendo com diversos consórcios pelo Brasil todo, sendo considerado o mais interessante pelo Mapa, conquistando o prêmio”, ressaltou Enaldo.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou a importância da habilitação dos produtores rurais para fornecerem gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. “Além de ajudarmos a movimentar a economia no campo, os nossos alunos ainda recebem uma alimentação balanceada e com mais qualidade nutritiva”, pontuou.
A superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado, Stella Romanos, acompanhou a ação, juntamente com secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores da prefeitura, além do vereador Milsinho Mota, líder do Governo na Câmara Municipal.
AsCom-SFI