(Foto: Grussai Fm)
Mantendo a tradição que existe há mais de 50 anos, a Câmara de São João da Barra deu início nesta terça-feira (3), à entrega dos Títulos de Cidadania; só que de uma forma diferente. Em razão da pandemia, a outorga acontecerá durante três terças-feiras, com os homenageados de três parlamentares.
Obedecendo o critério de ordem alfabética, a entrega começou pelo edil Alan Barreto, que conferiu a comenda a Sávio Saboia (secretário de Saúde), André Carvalho Pinheiro, Dalzy Schub Monlins, Alberto Luiz Barreto (que não pôde estar presente) e Ricardo Augusto Lobo Ferreira.
Já o vereador Analiel Viana indicou os seguintes cidadãos: Álvaro Felipe Rico Faria, Mauro Sérgio de Jesus Chrysostomo, Adolfo Konder, Osvaldo Aguiar Júnior e Eduardo Silva de Oliveira. Os três últimos não puderam estar presentes e receberão a honraria em outro momento.
Por fim, foram homenageadas as pessoas indicadas pelo vereador Carlos Machado da Silva (Kaká), que foram: Ailton Luiz de Souza, Rogério Leonardo Avelino Faria, Jane da Silva Chagas, Antônio Sérgio Pereira de Vasconcelos e Luis Alberto Arocha Morfa.
O Título de Cidadão Sanjoanense tem o objetivo de prestar um reconhecimento a pessoas que nasceram em outras cidades, mas que possuem uma ligação forte com São João da Barra, por motivos como: trabalho, prestação de algum serviço, por ter passado a morar no município, por ser empreendedor na cidade etc. Para quem não sabe, existe toda uma tramitação até chegar o dia da entrega. No primeiro semestre do ano, cada vereador indica até cinco nomes, que são apreciados por meio de projeto de resolução durante as sessões ordinárias. Uma vez aprovados, são publicados no Diário Oficial, já como resolução. A entrega dos títulos é feita sempre no mesmo dia da outorga da Medalha Barão de Barcelos (a maior comenda do Legislativo).