(Foto: Grussai Fm)
Poetisa, primeira jornalista profissional do Brasil; trabalhou em favor da mulher e das causas abolicionistas e republicanas. Este é só o começo do legado deixado pela sanjoanense Narcisa Amália, que todos os anos é lembrada pela Câmara de São João da Barra com o Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália. A entrega da comenda foi realizada nesta quinta-feira (5), com homenagem a nove mulheres (uma por cada vereador) e um reconhecimento especial à vice-prefeita e secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Karla Chagas Maia, mais conhecida como Carla Caputi.
Emocionada após receber do Legislativo, o diploma e a medalha, Carla agradeceu aos parlamentares pela sensibilidade de estar homenageando a figura feminina e parabenizou as demais agraciadas da noite. “A mulher tem um papel fundamental na vida de todos nós. Ela é guerreira, não desiste nunca, enfrenta as dificuldades e está sempre de pé. Tudo isso pelo amor que nos move e que é dom de Deus. Costumo dizer que Deus é muito presente na minha vida e que sem ele eu não seria nada”, ressaltou a vice-prefeita, que também agradeceu aos pais, com os quais aprendeu muitos valores, e à prefeita Carla Machado, pela confiança depositada.
O diploma foi instituído pela Câmara em 2013, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, reconhecendo cidadãs que exercem um importante papel na sociedade sanjoanense. “Quero parabenizar todas aqui e dizer que vocês têm o papel de representar todas as mulheres de São João da Barra. Parabenizo também nossa vice-prefeita, não só pelo trabalho que já prestou, mas pela responsabilidade que tem nesses quatro anos de mandato e por tratar o ser humano com sensibilidade, humanidade e humildade. Só pode estar à frente da Secretaria de Assistência Social quem ama a Deus e tem comprometimento com o que faz”, destacou o presidente da Câmara, Elisio Rodrigues.
As homenageadas dos nove parlamentares foram: a assistente social, Marcelia Cardoso Alves Anda (Elísio Rodrigues); a empresária, Rosa Tupiária Martins dos Santos (Franquis Arêas); a dona de casa e comerciante, Maria da Conceição Santos Magalhães (Alan Barreto); a comerciante, Maria José Rodrigues Monteiro (Junior Monteiro); a também comerciante, Maria Jurema dos Santos Meireles (Carlos Machado da Silva – Kaká); a dona de casa, Tânia Maria da Silva Almeida (Analiel Vianna); a empresária, Benedita Valiengo Stellet (Sônia Pereira) e a dona de casa, Maria da Conceição Lins da Rocha Azevedo (Chico da Quixaba). Como o vereador Julinho Peixoto não pôde estar presente, sua agraciada, Élvia Andrade Mendonça da Silva, receberá o diploma posteriormente.
Carla Caputi - Filha de Ilza Chagas e do ex-vereador Carlos Alberto Alves Maia (Caputi), Carla viveu sua infância em Cajueiro e, na adolescência, foi morar com a família em Grussaí. Aos 16 anos, começou a ajudar no supermercado de seu pai. Casada, é formada em Direito, tem uma filha (Mariah, de 6 anos) e dois irmãos por parte de pai: Pâmela e Carlos Alberto Filho. Seu interesse pela política começou a partir de 2000 ajudando na campanha de Caputi, que tentava uma cadeira na Câmara. Ele foi eleito vereador nesta e também nas eleições de 2004, 2008 e 2016. No setor público, Carla foi também subsecretária de Fazenda, subcontroladora do município, subsecretária de Comunicação, coordenadora-geral de compras, subsecretária de Administração e secretária de Administração.