(Foto: Grussai Fm)
O Sesc Mineiro de Grussaí foi fundado em 1979,ostentava o título de maior complexo de lazer das regiões Norte e Noroeste fluminense quando encerrou suas atividades em maio de 2020,naquela fatídica manhã de maio a rádio Grussai FM dava em primeira mão a triste notícia que a unidade estava demitindo pelo menos 700 funcionários e servidores terceirizados.
A decisão foi tomada na época pela unanimidade do Conselho Regional, em Minas, que considerou os elevados custos de manutenção de uma unidade de um milhão e oitocentos mil metros quadrados fora do território mineiro.
Na época a direção frisou, que diante do cenário atual do país e dos recentes acontecimentos mundiais, que estavam provocando forte queda na atividade econômica, e que o Sesc voltaria seus esforços para outras atividades.
Além dos empregos diretos o fechamento causou um impacto tremendo na região de São João da Barra ,charreteiros,produtores artesanais,restaurantes,lanchonetes,fábrica de doce e bares da região sofreram forte impacto na economia local o que causou desemprego também no comércio da região.
Semanalmente o Sesc além de receber várias excursões de MG costumava atrair muitos turistas da região dos lagos o que fomentava a economia da região,antes do seu total fechamento o Sul do País estava presente semanalmente na unidade.
Um ex funcionário do Sesc que preferiu o anonimato , falou que a unidade de Grussai se sustentava com total tranquilidade e que o Sesc pagou a conta de desmandos de antigos dirigentes da Fecomércio de MG que se viu envolvida em escândalos e desvios de dinheiro que inclusive ganharam a grande mídia.
Relembre
Lázaro Luiz Gonzaga, ex-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG). Gonzaga foi afastado da entidade em abril de 2018 ano por ordem judicial, após ser acusado de chefiar uma organização criminosa dentro do “Sistema S” (Sesc e Senac, especialmente) em Minas Gerais e respondendo por outros crimes, como associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Deputado Federal compra briga
O Deputado Federal e Delegado Federal ,Felício Laterça PSL/RJ durante seu programa na Rádio Grussai FM colocou seu mandato a disposição da população,segundo ele é um serviço ao Brasil,sabemos o sucesso que era o Sesc Grussai,quantos empregos gerava na cidade é impressionante essa unidade ter sido fechada,vamos fazer contato com Fecomércio MG,vamos fazer contato com a presidência Sesc Nacional,com a conferederação nacional do comércio para reativar o nosso Sesc MG ou que tenha uma solução,quem sabe que seja o Sesc Fluminense,sugeriu Felício Laterça.