(Foto: Grussai Fm)
Com o objetivo de potencializar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, o Porto do Açu lança seu primeiro hackaton. Maratona de inovação online, o HackAÇU vai acontecer entre os dias 22 e 24 de outubro e busca ideias que contribuam para o desenvolvimento do entorno do empreendimento portuário. O grande objetivo é fomentar a cultura de inovação local, mobilizando estudantes, universitários, professores, comunidade e profissionais do mercado para utilizar o potencial criativo local, para resolver desafios que tragam benefícios e impacto positivo à região. A oportunidade é para quem pensa em inovação e tecnologia, sem deixar de lado a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
A realização do HackAÇU é uma iniciativa do Porto do Açu, que opera no Norte Fluminense desde 2014 e é um dos maiores complexos porto-indústria do país. Com soluções de operação e estrutura cada vez mais inovadoras, tecnológicas e sustentáveis, o Porto tem como missão também estimular o desenvolvimento do entorno do empreendimento. Segundo Vinícius Patel, diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações, o HackAÇU será mais uma parceria para fortalecer o ecossistema regional.
“Como maior projeto estruturante do Estado, temos o compromisso de desenvolver não só os nossos negócios, mas também a comunidade que nos cerca e o local onde estamos instalados. Nosso objetivo é incentivar potenciais interessados em criar soluções para as principais questões regionais, com diferencial de inovação e empreendedorismo, de forma que possamos encontrar, juntos, as melhorias necessárias para o desenvolvimento sustentável da região”, ressaltou Patel.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo site www.hackacu.com.br. O HackAÇU será online e totalmente gratuito. Durante três dias, os participantes se reunirão em uma plataforma e receberão mentorias e conteúdos de gestão de projetos para desenvolverem suas ideias. Ao final da maratona, os projetos serão avaliados nos quesitos viabilidade, criatividade, inovação e impacto.
Todas as soluções criadas ficarão disponíveis para consulta em um banco aberto, para que a comunidade possa se beneficiar. Os participantes receberão certificado e as melhores soluções votadas pelos jurados irão receber prêmios de reconhecimento e a possibilidade de continuar desenvolvendo os projetos em um programa de aceleração.
SOLUÇÕES REAIS PARA DESAFIOS REAIS
Os desafios foram baseados na Política de Sustentabilidade da Porto do Açu, com diretrizes claras de meio ambiente e clima; pessoas e comunidade; e negócios sustentáveis. Assim, a empresa busca refletir sua aspiração e comprometimento com o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor na região.
Os desafios serão divididos em três categorias:
CATEGORIA MEIO AMBIENTE
Desafio 01: Implementação de unidade de Conservação
Desafio 02: Destinação, processamento e reaproveitamento de resíduos
CATEGORIA PESSOAS E COMUNIDADE
Desafio 03: Aceleração e recuperação dos negócios locais pós-covid
Desafio 04: Treinamento e capacitação de mão de obra da cadeia produtiva do entorno
CATEGORIA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
Desafio 05: Energia renovável para o porto e para a comunidade
Desafio 06: Turismo sustentável e ecoturismo
QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes, universitários, professores, comunidade e profissionais do mercado. Todos com espírito transformador que desejam propor soluções com impacto. Os interessados poderão se inscrever para resolver desafios ou atuar como mentor, auxiliando as equipes com seus conhecimentos.
QUANDO O HACKATHON VAI ACONTECER?
Inscrições: 20/09 a 21/10/21
Lives: 18/10 a 20/10
Montagem de equipes: 18 a 21/10/21
Hackathon: 22, 23 e 24/10/21
Avaliações: 25/10/21 a 02/11/21
Resultado dos vencedores: 04/11/21
Saiba mais: www.hackacu.com.br