(Foto: Grussai Fm)
Dois dos requerimentos apreciados pelos vereadores de São João da Barra na sessão desta quarta-feira (15) foram destinados à Secretaria de Saúde. A pauta também contou com uma sugestão inovadora: a inserção da educação financeira nas escolas do município. Melhorias em infraestrutura para várias localidades foram pleiteadas pelos parlamentares durante a reunião.
O vereador Franquis Arêas solicitou a renovação da frota de ambulâncias do município. Já a vice-presidente da Casa, vereadora Sônia Pereira (Soninha), requereu a colocação de uma ambulância no posto de saúde de Atafona. Soninha defende a permanência de uma ambulância em cada unidade de saúde, para socorrer mais rapidamente os munícipes.
O presidente da Câmara, Elisio Rodrigues, fez indicação à Secretaria de Educação, sugerindo a elaboração de um estudo com o objetivo de inserir 'educação financeira' na grade curricular das escolas do município. Segundo ele, vários colégios públicos e privados do Brasil possuem esta disciplina em sua grade.
Soninha teve aprovada uma indicação à Prefeitura, solicitando a implantação de um projeto que possa proporcionar o primeiro emprego para os jovens sanjoanenses. Segundo ela, muitas pessoas se formam, mas não conseguem arrumar emprego porque geralmente as empresas exigem experiência.
O vereador Analiel Vianna apresentou duas matérias para a localidade de Pipeiras: reforma da praça e dos brinquedos (ou a substituição por novos) e a colocação de quebra-molas padronizados e pintura das faixas horizontais nas ruas de maior fluxo de veículos da localidade.
Elisio requereu à Secretaria de Obras, a colocação de quebra-molas padronizados e sinalização vertical e horizontal na Rua Gregório Prudêncio de Azevedo, em Barcelos, assim que for finalizada a obra. O objetivo é garantir a segurança de todos que trafegam no local.
Por meio de requerimento ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ), Franquis solicitou a reforma dos quebra-molas existentes na RJ-240, bem como a colocação dos mesmos na localidade de Amparo, a fim de evitar acidentes, devido ao tráfego pesado. O edil Alan Barreto solicitou à Prefeitura que faça uma licitação para contratar uma empresa para prestar o serviço de iluminação pública, inclusive, substituindo o atual sistema de iluminação, em determinadas ruas, por lâmpadas de led.
Por fim, a Câmara aprovou quatro projetos de lei do Executivo, sendo dois deles para abertura de crédito adicional por excesso de arrecadação (127/2021 e 128/2021) e os outros dois relacionados ao SJBPREV, sendo o 125/2021 para autorizar a unidade gestora única do regime próprio de previdência do município a filiar-se e contribuir com associações e instituições representativas das entidades de regimes próprios de previdência social. O PL 126/2021 altera a redação do caput do artigo 93 da lei 387/2015 e do inciso I do artigo 5º da lei 388/2015.