(Foto: Grussai Fm)
Moradores e veranistas de Grussaí ganharam mais reforço na Saúde com a implementação da emergência pediátrica 24 horas na Unidade Mista de Saúde (UMS), do outro lado da lagoa. O início do novo serviço, que aconteceu no último dia 6, foi anunciado pela prefeita Carla Caputi.
“Estou muito feliz porque, como eu havia prometido, a gente implementou e já está funcionando a pediatria 24 horas do outro lado da Lagoa de Grussaí. O nosso lema para estes quatro anos é muito trabalho”, afirmou a prefeita Carla Caputi, destacando o novo serviço como uma das primeiras ações colocadas em prática em 2025, logo após início do seu novo mandato.
Funcionando em uma estrutura montada provisoriamente, enquanto o prédio próprio da UMS está fechado para reforma, a emergência pediátrica de Grussaí é voltada a todas as famílias que necessitam de atendimento para recém-nascidos, bebês ou crianças. Só nos dois primeiros dias funcionamento já foram 30 atendimentos, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Localizada na rua São Vicente, próximo a um supermercado, a UMS funciona também com emergência 24 horas para pacientes com outras idades. O atendimento é realizado pela especialidade clínica de plantão. Durante a semana, a equipe é composta por cinco técnicos de enfermagem, um enfermeiro e três médicos, sendo um deles o pediatra 24 horas. Já nos fins de semana, quando aumenta a demanda principalmente no verão, é acrescentado na equipe mais um enfermeiro e outro médico.
Para atender a nova demanda da pediatria foram disponibilizados cinco leitos, sendo um voltado ao atendimento de mal súbito e os outros para serviços como hidratação e repouso pediátrico. Visando melhor atendimento, a UMS recebeu reforço de containeres totalmente equipados.
A UMS também conta com uma UTI móvel, na qual, caso necessário, o paciente pode ser estabilizado e transferido em casos mais graves.
“A nossa ideia é que o paciente não precise ser deslocado até São João da Barra e que tenha um atendimento com um médico especializado ali na unidade de Grussaí, como a prefeita prometeu. O serviço reforça o compromisso dela com a promoção da saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das crianças, adolescentes e suas famílias”, disse a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés.
O planejamento da Secretaria Municipal de Saúde prevê o funcionamento da emergência pediátrica em Grussaí mesmo após o fim da alta temporada. A previsão da Secretaria Municipal de Obras é de que, ainda no primeiro semestre deste ano, seja concluída a reforma no prédio próprio da UMS do outro lado da Lagoa de Grussaí para onde será levado todo o atendimento.
crossorigin="anonymous">