No primeiro de um total de sete mutirões de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya previstos para a temporada de verão, o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra contabilizou 844 imóveis visitados. As localidades percorridas foram Vila Esperança, em Atafona; outro lado da Lagoa de Grussaí e Sede.
Foram colhidas oito amostras com possíveis focos da Dengue já encaminhadas para análise. As visitas ocorrem sempre entre 8h30 e 14h, período do dia com maior possibilidade dos agentes encontrarem moradores nos imóveis.
De acordo com o diretor do NCZ, Matheus Moreira, a maioria dos mutirões são realizados às sextas-feiras. O próximo na sexta-feira dia 24, em Grussaí (Figueira), Sabonete, Açu e no distrito de Barcelos. No dia 31, serão visitados os bairros da Sede, Nova Grussaí e Santa Rita (Atafona), além da Lagoa, em Grussaí, fechando os trabalhos do mês de janeiro.
Já na primeira sexta-feira de fevereiro, dia 7, as equipes vão atuar nas localidades de Cazumbá, Açu e Roças Velhas. No dia 14 de fevereiro, vão receber o mutirão os bairros da Coreia (Atafona), a Sede, Grussaí (Centro) e Lagoa de Grussaí. O penúltimo mutirão será na terceira sexta-feira do mês, dia 21, nas localidades de Degredo, Palacete e Açu. Fechando os trabalhos, o mutirão será na quarta-feira seguinte, dia 26, nas localidades de Mato Escuro, Cajueiro, Palacete, Atafona (Centro/Trevo de Cuíca), na Sede de Grussaí e bairros Balneário Cris e Lagoa.
Na semana passada, os agentes de endemias de São João da Barra receberam 77 novos kits para atuarem no combate a Dengue, febre Zika e Chikungunya. Cada kit é composto por camisa de manga longa, camisa de manga curta, camisa com proteção UV, botas, chapéu tipo pescador e bolsas, além dos materiais de trabalho diário como pranchetas de anotação, lápis, borrachas e protetor solar.